Tuesday, March 15, 2011

Dia 8 - Novas amizades

Hoje deixei Yogya para Wonosobo, cidade que fica três horas a noroeste daqui. Wonosobo fica ao pé de dois vulcões (Sindoro e Sumbing) em confortáveis 1.000 metros de altitude, o que significa um clima um pouco mais ameno do que Yogya. O motivo que leva as pessoas a virem para cá é o Dieng Plateau, que fica a mais de 2.000 metros de altitude e é geologicamente ativo. A bem da verdade, a grande maioria das pessoas opta por vir à Wonosobo (Dieng) em um dia e voltar no mesmo dia para Yogya, mas desse jeito você acaba passando muito mais tempo no ônibus do que outra coisa, além de correr o risco de não ver nada por causa da neblina.

Assim que cheguei começou a chover e eu me lembrei de que a única coisa que esqueci de trazer foi um guarda-chuva, que é útil para isso, mas mais ainda para o sol. Depois de quase meia hora em pé com as malas nas costas fui procurar um lugar pra ficar.Os dois primeiros lugares que eu ví eram extremamente baratos, mas passavam longe de serem lugares minimamente aprazíveis. Escuros, apertados e com banheiro sem pia, privada no chão e sem chuveiro (método canequinha). Infelizmente não haviam opções intermediárias e tive que me contentar em pagar mais que o dobro por um mínimo de conforto. Detalhe para a negociação "Chaves" que eu fiz; o perço era 200; pedi 180 e falei que ficaria dois dias; oferta recusada; pedi novamente e a pessoa, numa sagacidade impressionante me oferece 175 pelos dois dias.

Primeira tarefa completada. Falta o guarda-chuva, que com certeza seria muito útil no dia seguinte em Dieng. Duas expressões que eu sempre uso por aqui são jalan-jalan (dando uma volta) e lihat-lihat (apenas olhando) e foi o que fiz até achar uma loja de um senhor simpático. Ele tinha guarda-chuva, mas eram grandes demais e por isso ele foi procurar em outra loja. Enquanto ele fazia isso, o outro funcionário começou a puxar assunto; metade inglês, metade indonésio e muita mímica no meio. Depois de uns minutos aparece mais uma pessoa pra conversar. O básico, de onde vem, pra onde vai, o que acha daqui, etc. O senhor volta com o guarda-chuva, eu compro, mas continuo lá conversando com as pessoas. Eles apontam para pessoas, dizem quem são e o que fazem na área. Quando menos percebi, estava em uma loja de eletrônicos estilo Santa Efigênia explicando como é feita a feijoada. Conversa daqui, conversa da lí e logo aparece um prato com diversos tipos de makanan. Uma delas em particular tem o formato de pão de queijo, a cor do pão de queijo, a consistência de um pão de queijo requentado e se forçar um pouco, tem um gosto que lembra vagamente o pão de queijo. Só que não é pão de queijo e muito menos é feito de queijo. Mas é bom, muito bom. Enak sekali.

No comments: