Wednesday, March 9, 2011

Dia 4 - Sono

Dia desses eu estava pensando que, a despeito da fama de ser uma cidada muito congestionada, eu nunca tive qualquer tipo de problemas com trânsito por aqui. Até ontem. Meu vôo para Kuala Lumpur sairia as 20h20 e eu saí do hotel as 17h00, seguindo sugestão da dona que me garantiu que eu estaria no aeroporto em tempo. A van saiu, andou meia dúzia de quarteirões e parou. E não andou nada por pelo menos quinze minutos. A tensão começa a tomar conta dos ocupantes até que ela volta a andar...três metros. Mais dez minutos sem movimento.

A situação melhora, o motorista começa a acelerar como se não houvesse amanhã e passo a prestar atenção em como o trânsito flui razoavelmente bem levando em conta que não há tantos semáforos e que a faixas não são respeitadas com frequência. Pensei comigo mesmo: "puxa, acabo de me dar conta de que nunca vi um acidente que seja em Bangkok". Segundos depois a van para novamente. O motrista disse que teve um acidente perto do aeroporto e que não sabe se conseguiremos chegar a tempo. Mais momentos de tensão que felizmente se dissiparam rapidamente já que a van voltou a andar. De forma frenética, claro, ou não daria tempo.

O meu vôo para Yogyakarta (Indonésia) saiu as 7h00 de Kuala Lumpur (Malásia). Isso significa 8 horas de espera no aeroporto, a exemplo do que já havia ocorrido de sábado para domingo. As cadeiras não eram suficientemente confortáveis para dormir, então eu fiz o que toda pessoa normal faria: comi. E comi, e comi e comi novamente. O bom de ir para lugares baratos é você não se preocupar em ver quanto as coisas custam. E eu tenho duas táticas na hora de comer:

i) ver o que tem e apontar;
ii) ler o que tem e escolher o nome cuja pronúncia é mais engraçada e esperar pela surpresa.

Logicamente a segunda opção é muito mais divertida que a primeira e ela quase sempre funciona. Um dos pratos que eu pedi foi o nasi (arroz) goreng (frito) kampung (vilarejo). Eu sou péssimo para descobrir do que é feita a comida, mas tinha arroz (!), acho que frango, coisas aleatórias e coisas do mar. O cheiro e o gosto não eram dos melhores; parecia com o de um mercado de peixe no final de um dia bem quente, mas como estava com fome, valeu a pena.


2 comments:

mdollerer said...

Mas ó, continuo sem saber onde vc vai ficar! Sumatra por quatro semanas, é isso Arnaldo? Ou até segunda ordem?Vai pra região devastada pelo tsunami, que agora não está mais devastada, pra ver o(s) navio(s) no meio da cidade. Banda Aceh, é o lugar...

Boas e até a próxima

Samyra said...

Klein, só você mesmo!
A descrição do tal nasi goreng kampung me deu até arrepio. Mas, admiro seu despojamento e coragem para escolher as refeições. Rs...
Beijos, Samyra