Sunday, February 8, 2009

Dia 153 - Resumo - Tailândia

A Tailândia é ponto de partida praticamente obrigatório em qualquer viagem pelo Sudeste Asiático, seja pelo aeroporto de Bangkok, hub da região, ou, principalmente pelo fato de que a Tailândia é boa, bonita e barata. Das praias paradisiácas, que eu infelizmente não tive conhecer, passando pela moderna e cativante capital, os síitios históricos de Ayutthaya e Sukothai chegando ao norte, em Chiang Mai, portal para trekkings, a Tailândia oferece atividades para qualquer tipo de turista.

E é o país perfeito para a "aclimatação" necesária para essa viagem por diversos motivos: i) acostumar-se com o trânsito "invertido", tal qual no Reino Unido; ii)aprender a lidar com os motoristas de tuk-tuk; iii) comida ligeiramente mais apimentada do que o nosso paladar está acostumado; iv) calor; e como é quente por aqui, especialmente Bangkok; v) budismo e os "do's and don't's".

Eu me adaptei bem rápido a tudo isso, muito embora não seja nenhum feito a ser declamado aos quatro ventos. Comecei por Bangkok, fiquei uma semana e depois comecei a rotina de me mudar de cidade a cada três ou quatro dias, quando fui para Ayutthaya.

Tirando a Malásia, a Tailândia é o país que reúne as melhores condições para quem está viajando, principalmente no quesito transporte, com linhas de trem e ônibus muito eficientes. No meio da viagem, fui para uma cidadezinha sem muitos chamarizes para turistas e na qual quase ningué falava inglês e o resultado foi óbvio: para comer e pagar o que pedi foi necessária muita mímica.

Ainda que as pessoas não sejam tão amigáveis quanto no Laos, dá pra ver que os tailandeses realmente gostam dos turistas e isso não se deve apenas ao dinheiro que eles aportam no país. Claro que sempre vai ter alguém que vai tentar te passar a perna, mas basta um pouco de bom senso (e evitar os motoristas de tuk-tuk) que você não será enganado.

Foi aqui que eu fui em uma loja de ternos três vezes no mesmo dia, número maior do que todas as outras vezes que eu fui na minha vida.

Aqui começou e aqui terminará a viagem e aqui provavelmente começará a minha próxima jornada.

i) no dia em que cheguei no Laos, não dividi o quarto com o chinês e nem dormi na rua; depoisde viajar por 30 horas, eu não tinha outra opção que não dormir no primeiro lugar que aparecesse;

ii) voltando do Laos, fiz amizade com um grupo de tailandeses e aprendi a origem do termo siamês. Até 1939, a Tailândia chamava-se Siam e, mais de um século atrás, dois gêmeos nascidos em Siam, portanto siameses, fizeram fama no mundo viajando com um circo. Em virtude dessa fama e da raridade do caso, o termo siamês foi adotado para gêmeos idênticos cujos corpos foram "juntados" no útero;

iii) atualização completa das fotos.

1 comment:

Anonymous said...

Xuxu, a sua capacidade de adaptção é sim um feito!

Ufa, vc não dormiu na praça!!! Seria de fato uma amusing anecdote, mas pra acontecer com os amigos dos outros, não com os nossos!

Ai, adorei a origem da palavra siamês!

Uh, fotos, terei muito que catch up!