Saturday, February 7, 2009

Dia 150 - Resumo - Camboja

Muitas pessoas conhecem o Camboja por um dos seguintes motivos: i) os templos de Angkor, considerados a oitava maravilha do mundo; ii) o regime sangrento de Pol Pot, que matou perto de um milhão de cambojanos; iii) por último, e não tão nobre assim, a adoção de uma criança local pela Angelina Jolie.

Obviamente que eu inclui esse simpático país pelos dois primeiros motivos, recheados de história, geralmente negligenciada no Ocidente. A bem da verdade, em todos os meus anos escolares eu lembro de ter tido alguns minutos sobre o Vietna e só; como se todos os outros países da região não tivesse importância ou não compartilhassem um passado em comum.

Em Siem Reap, base para ver os templos de Angkor, eu tive uma pequena mostra do que seria a minha estada na Ìndia. A despeito de ser um dos locais mais procurados do mundo, a cidade tem um infra-estrutura sofrível, com poucas ruas asfaltadas e que alagam depois de qualquer chuvinha. Além disso, os motirstas de tuk-tuk são os mais insistentes e impertinentes de todos os países do Sudeste Asiático que visitei; eles gritam do outro lado da rua para chamar a tua atenção, insistem e insistem até você perder a paciência e não são lá muito educados. Isso sem contar o fato de que você não tem paz nas ruas, uma vez que você é abordado constantemente por eles.

A despeito disso, os templos realmente são espetaculares, mas o mais espetacular foi um por do sol que eu presenciei em um dos dias ue estava lá. Eu estava em um lago enorme ver o sol se por quando o tempo virou completamente, com nuvens escuras e ventos uivantes e toda essa combinação me ajudou a tirar algumas das fotos mais espetaculares da viagem.

Phnom Penh, capital do país, me surpreendeu por ter um razoável planejamento e ser bem cuidada, ao contrário do que eu havia ouvido anteriormente. Acho que isso é uma das características em comum das cidades "francesas" na Àsia. Ainda que elas estejam em países bem pobres, elas costumam ser bem mais atraentes para os olhos e isso ocorreu até mesmo na Ìndia, com a cidade de Pondicherry.

1 comment:

Anonymous said...

Ok, eu sou das que conhecem o Camboja por causa da Angelina Jolie... Shame on me!

Uh, acho que cheguei a ver fotos desse pôr-do-sol, realmente lindíssimo!