Friday, February 6, 2009

Dia 148 - Resumo - Myanmar

Myanmar, país anteriormente conhecido como Birmânia, não estava nos meus planos de viagem. Na verdade, eu queria muito ir pra lá, mas tinha lido que o visto era quase impossível de conseguir - vale lembrar do episódio do tufão que matou mais de 30 mil pessoas e o país recusou e proibiu a entrada de ajuda humanitária. Um dia, ainda no Laos, estava procurando informações sobre o sul do país e acabei topando com um guia sobre Myanmar com muitas fotos fantásticas, o que me fez mudar de idéia e tentar o visto. Pra resumir a história, consegui o visto em apenas dois dias em Bangkok.

De todos os países que visitei, Myanmar era o que eu tinha menos informações, seja pelo guia de viagem ou pela internet. O que eu tinha de informação, eu recebi de um canadense que eu conheci no Laos e que sintetizou, em poucas palavras, o que seria a experiência em Myanmar: "Há pouquíssimos turistas por lá e por isso as pessoas ainda são muito curiosas em relação a eles.". E a minha experiência por lá seguiu esse caminho; poucos turistas e milhares e milhares de pessoas que me abordaram só pra dizer minglaba (oi).

Myanmar é um país único. Como eu relatei por aqui, além dos artistas cantando músicas locais, eles pegam músicas ocidentais, traduzem e cantam da mesma forma que a canção original; se você não prestar atenção, não verá diferença. Além da música, boa parte dos homens usam saia, talvez pela influência dos indianos que foram trazidos na época em que o país estava sob o domínio britânico e o tanaká (talco) que as mulheres e crianças usam no rosto.

Das quatro cidades que visitei, duas se destacaram: i) Pyin Oo Lwin ou "A pequena Bretanha" é uma cidade pequena, com clima agradável e locais àvidos pra conversar. Em poucos dias, metade da cidade já me conhecia e muitos deles quando me viam falavam "Equador"; ii) Bagan deve ter sido o lugar mais fantástico que eu ví em toda viagem. Em uma planície se encontram milhares e milhares de templos e stupas, longe de casas, carros e pessoas. As construções, isoladamente, não são tão especiais, mas o conjunto, principalmente se visto do topo de um grande templo e no por-do-sol, é uma coisa que as fotos que tirei e muito menos as palavras que escreví conseguem mostrar com exatidão toda a beleza desse lugar.

Por causa de um problema no início da viagem que será relatado adiante e pela precariedade dos meios de transporte, deixei de visitar outros lugares interessantes fazendo com que Myanmar seja o primeiro destino a ser revisitado no Sudeste Asiático.

1 comment:

Anonymous said...

Oh aí a hospitalidade que o povo indiano precisa aprender a ter!

huhauahuahauhuaa, fato, foi lá que acharam que vc era equatoriano, cômico!