Wednesday, February 4, 2009

Dia 147 - Volta pra casa

Uma volta para o Sudeste Asiático nunca estaria completa se eu não voltasse para Luang Prabang, minha cidade preferida do meu país preferido, o Laos. E essa volta não foi fácil, comoquase sempre costuma ocorrer com os meus deslocamentos. O primeiro passo foi pegar um ônibus em Bangkok para Vientiane, capital do Laos e que fica no lado lao do Mekong. Só nessa brincadeira, mais todo o processo de imigração foram 14 horas. Ao contrário do que eu esperava, o ônibus não nos deixou em um dos terminais e sim no centro da cidade, o que não me ajudava em nada já que eu estava lutando contra o tempo.

Entre Vientiane e Luang Prabang são 8 horas no ônibus VIP ou 10 horas no ônibus local, muito mais barato. Pela hora que cheguei (9 da manhã), seria impossível pegar o ônibus VIP e as chances de conseguir um lugar no ônibus convencional eram mínimas. Mesmo assim, quis testar as minhas chances já que não queria perder um dia em Vientiane. Para minha sorte, haviam lugares disponíveis no ônibus, só que ele iria se atrasar um pouco. Esse atraso, aliado ao fato de que viajamos por algumas horas sem a luz do dia, fez com que chegassemos perto de meia-noite em Luang Prabang, quase 30 horas depois de eu sair de Bangkok.

Como quase tudo aqui fecha por volta das dez da noite, seria quase impossível achar um lugar por um preço razoável e por isso peguei a segunda opção de guesthouse que eu tinha. A segunda porque não havia possibilidade nenhuma de eu pegar a primeira. Eu, um britânico e um chinês que não falava inglês rachamos um tuk-tuk até a cidade para procurar um lugar. Achamos, só que só haviam dois quartos disponíveis; um ficou com o britânico que foi quem deu a idéia do luagar e o outro... bem, eu NUNCA iria dividir uma cama com um chinês que eu nunca ví na vida. Preferia, e já estava me acostumando com a idéia, dormir ao relento em algum banco disponível para não pagar uma fortuna por ssa noite.

Acordei o mais cedo possível e fui na guesthouse que fiquei aqui da outra vez. Para minha felicidade, há quartos disponíveis e saindo daqui eu me mudo para lá. Além do povo bacana, do terraço dela dá pra ver um templo que fica em uma montanha próxima e a lua, que está ficando cheia!

Ah, e pra quem viu a reportagem do ZéCamargo no Fantástico, saiba que eu encontrei com o dito cujo no meu primeiro dia aqui, em 05 de Outubro. Na hora, lembrei que uns dez anos antes ele fez uma série de reportagens pela Àsia passando, inclusive, pelo Laos. Na época achei que ele tinha gostado e por isso tinha voltado, mas na verdade ele veio a trabalho também.

Meus planos aqui são bem simples: andar, comer, ler, BeerLao e ver a lua.

2 comments:

Anonymous said...

Caraaaaalho, e dá-lhe viagem longa, hein?! PQP!

Quer dizer então que vc passou a noite ao estilo Bruno e Marrone e dormiu na praça?!

Nossa, vc viu o Zeca Camargo? Meus pêsames!

Aeeeee, cerveja com gelo on the way?

Anonymous said...

Klein,
Desculpe se deixei passar batido, mas, afinal, vc dormiu na rua (sessão nostálgica: isso me fez lembrar d qdo dormi na praça da estação ferroviaria d uma importante cidade italiana), dormiu c/ o chino ou c/ o branquelo britânico?
Abs, Rodrigo