Saturday, January 31, 2009

Dia 142 - Resumo sobre a Índia

É uma pena que o lugar que era o sonho da minha vida e, portanto, provável destaque da viagem, se não se mostrou um pesadelo, chegou bem perto disso. Quando planejei a viagem, pretendia passar mais de três meses aqui. Com o decorrer da mesma, revi os meus planos e tirei algumas semanas do meu roteiro na Índia. Hoje vejo que poderia ter encurtado ainda mais essa viagem.

Eu sabia muito bem o que me esperava nesse país: falta de higiene, pobreza, trânsito, poluição sonora, dificuldades com comida e nas relações com as pessoas. A exceção do último item, todos os outros atingiram ou superaram em parte as minhas expectativas, muito embora nesse caso "superar" não tenha uma conotação muito positiva.

Ao contrário dos outros países, eu não consegui de maneira nenhuma me adaptar ao modus operandi do indiano. Não gosto da agressividade, do jeito meio animal e do jeito "Lei de Gérson" de ser da maioria deles. Em nenhum momento me senti em casa e em praticamente todos os momentos senti que alguém queria dar o golpe em mim.

Talvez pelo fato de eu ter ficado mal-acostumado no Laos e na Indonésia, ou então pelo fato de eu já estar viajando a mais de quatro meses, mas eu simplesmente não consegui engolir a cultura indiana. E com o passar dos dias e acumulação de experiências desagradáveis, isso tornou-se uma birra e agora nada (pessoas, música ou comida) nesse país me agrada.

Não me arrependo de ter vindo, afinal você nunca deve se arrepender dos sonhos que tem. Para amenizar o meu sentimento, a esmagadora maioria dos turistas que eu tive contato compartilham da mesma opinião. Além disso, cheguei à conclusão de que, para ter uma experiência bacana na Índia, você deve vir com um propósito específico como por exemplo um curso de yoga, música ou trabalho voluntário. A questão é que na Índia é mais interessante ficar em um canto só do que ser um turista.

Apesar dos relatos ranzinzas de Janeiro, ainda acho que vale a pena visitar a Índia, ainda que essa visita possa esperar. Todos os lugares de interesse estão rodeados pelas cidades, que estão estragadas pela indústria do turismo. Além disso, as características citadas anteriormente (falta de higiene, infra-estrutura, etc) me fazem pensar que pior do que está não fica. Portanto, uma visita para a Índia pode ser adiada sem qualquer problema.

E amanhã é dia de voltar pra Bangkok!

1 comment:

Anonymous said...

Oh, voltou a escrever sobre a Índia! é uma pena mesmo que tenha te decepcionado, mas, em contrapartida, houve muitas surpresas boas na viagem, surpresas que vc está indo rever agora! =)