Thursday, January 29, 2009

Dia 141 - Délhi

Após todas as "gratificantes" experiências que tive na Índia, eu nada esperava de Délhi, capital e segunda maior cidade do país. A viagem noturna de trem fi bem tranquila e chegando na cidade eu tive uma pequena mostra do que me esperava. As sete e pouco da manhã, a despeito do frio e da neblina, dezenas de homens e crianças se alinhavam nos trilhos do trem, de cócoras, para fazer as necessidades do dia. Eu sei que isso não deveria me surpreender, mas eu jamais imaginaria ver uma cena dessas nas imediações da principal estação ferroviária da capital de um país, mesmo ele sendo a Índia. Para reforçar a minha surpresa, algumas das pessoas se limpavam com a àgua do esgoto que corria ao lado dos trilhos.

O trem parou em Délhi e o lugar que eu ficaria ficava em New Délhi que, pelas minhas contas, não deveria ficar mais do que três quilômetros de onde eu estava. Se eu estivesse no começo da viagem e, principalmente, em um lugar com calçadas nas quais eu posso andar, esses três quilômetros seriam brincadeira de criança para mim e agora eu estaria escrevendo sobre os 50 centavos que eu economizei. Como a situação não é essa, fui obrigado a usar um dos rickshaws que me abordaram. E o que eu ví no caminho para New Délhi continou me surpreendendo. A "rua" dos turistas é pior do que as estradas do Nordeste que que a televisão mostra todos os anos depois de um período de chuvas: não é asfaltada, é estreita e ainda tem umas elevações no centro, o que dificulta o movimento de veículos. Também não preciso mencionar que não há calçadas e que os pedestres têm de disputar espaço com esses mesmos veículos, a fauna local e o lixo.

Deixei minhas coisas no hotel e fui dar uma volta. Dez minutos foram suficientes para eu querer voltar, mas como eu ainda não me dei por vencido por aqui, continuei. Nas cinco horas que fiquei rodando eu não ví nada que lembre de longe que aqui é a capital de um país. Geralmente a capital costuma ser um pouco mais ajeitada do que as outras cidades e, no caso das áreas turísticas, o mesmo ocorre, geralmente para dar a ilusão ao turista de que o país todo é assim. Aqui não. Délhi é um catado de todas as outras cidades indianas que visitei. Por um lado é bem decepcionante, mas por outro, há uma certa coerência e não há a tentativa de passar uma falsa imagem para quem vem de fora.

1 comment:

Anonymous said...

Aeee, deu certo então o rolo da passagem de trem, uhuhhh!

Caraca, saneamento básico pra que, né? Gente... E a descrição vai piorando, é o avatar do caos!

Em termos sociológicos, é interessante ver que a cidade não disfarça sua condição. Porém, em termos humanos, é uma realidade bem dolorosa.