Wednesday, January 28, 2009

Dia 140 - Passagem de trem

Nas cidades mais turísticas existe um guichê apenas para atender os turistas e os trens mais procurados costumam ter uma cota para turistas, geralmente 4 ou 6 assentos. Contando com isso e com experiências anteriores, fui na estação de trem de Johdpur para comprar a minha passagem para Délhi, de onde parto domingo rumo à Bangkok. Preenchi o formulário, fui no guichê, entreguei o passaporte e... recebi a excelente notícia de que o atendente não podia fazer essa operação. Apesar da minha explicação dw que já havia feito isso antes, ele me falou para procurar o supervisor do estação para tentar resolver o problema.

Com a tradicional "boa vontade e educação" local, fui informado pelo supervisor de que ele também não estava autorizado a fazer essa delicadíssima e importantíssima transação e que eu deveria procurar o GERENTE REGIONAL. Burocracia onde? Pra me ajudar, o escritório do dito cujo não ficava na estação e eu tive de me deslocar alguns quilômetros para achá-lo. Quando explico o meu caso, ouço a resposta que eu não queria ouvir, muito embora fosse a resposta esperada: "Olha, isso não é comigo; é com o pessoal da estação mesmo.". Ele ligou para o pessoal da estação, falou meia dúzia de frase e falou pra eu voltar lá.

Chegando na estação, a boa vontade e educação do supervisor e dos demais atendentes eram ainda mais visíveis e eu fui informado de que deveria escrever UMA CARTA DE PRÓPRIO PUNHO requisitando a cota para turistas estrangeiros. Inconformado com esse absurdo, eu escrevi a MELHOR e MAIOR carta que essas pessoas já viram, colocando todos os dados possíveis (incluindo data de nascimento, formação escolar e ausência de antecedentes criminais) e entreguei para eles. Muita conversa, muito corre-corre e alguns minutos depois uma passagem é jogada na minha mão com o meu assento escrito à caneta. Em algumas horas saberei se viajarei ou não...

3 comments:

Anonymous said...

Creeeedo, a Índia só cai no conceito, impressionante! Estou aqui de ddos cruzados e aguardando notícias!

Unknown said...

Klein,
Li os 40 dias restantes. O seu blog está de cair o queixo. Mesmo! Quanto à frieza e à pouca simpatia indianas, estive pensando: talvez sejam reflexos da herança britânica.
Aproveite as duas últimas semanas de viagem.
The last the best!
Abs, Rodrigo

Anonymous said...

Caro Luiz,

Nesses cinco meses durante que v. andou por essas terras longinquas, com pessoas tão diferentes dos teus conterrâneos, v. tirou tudo de letra e foi bem...A gente fica querendo fazer recomendações, mas parece que v, vai resolver o que vier pela frente... Não resistimos, porém: cuide-se sempre.
Por outro lado, é bem simpático nptar o apoio que a tia Lydia e a Giu constantemente lhe dão. Um abraço. Alvaro