Tuesday, January 13, 2009

Dia 124 - Taj Mahal dos pobres

Uma viagem para a Índia sem ver o Taj Mahal NUNCA será completa. A história do Taj é bem famosa, muito embora muitos não saibam o desfecho dela. Depois de construí-lo, o imperador foi posto em uma prisão (ironicamente um forte que ele construíra anteriormente) por seu filho, com a alegação de que a construção do Taj havia consumido as finanças do império.
A outra ironia da história é que o filho construiu uma réplica em menor escala (e beleza) em Aurangabad, algumas centenas de quilômetros ao sul de Agra. E hoje eu fui vê-lo, já em uma preparação para o Taj nesse final de semana. Além do nome original que me falha agora, ele também é conhecido como Mini-Taj e Poor Man's Taj, o que não faz jus a beleza e a riqueza do mausoléu. Se ele fosse tratado com um pouco mais de carinho (reformas e paisagismo), tenho certeza que ele estaria no roteiro de todo viajante na Índia.
i) além do mexicano, eu conheci um grupo de brasileiros que moram em Mumbai. Não sei se é impressão minha, mas eu senti dificuldade em falar português, além de achar que a minha voz estava soando muito diferente. Enfim, será uma questão de tempo para o cérebro se reacostumar com a língua mãe! :)

2 comments:

Anonymous said...

Huhauahuahuahua, nossa, certerza que vc vai precisar se acostumar a voltar a falar português. Uh, looking forward pelas fotos dos Tajs, hehe!

Anonymous said...

Caro Luiz,

Não sei como está aí, mas aqui faz um calor tórrido! É preciso entrar em férias, Estaremos ausentes durante 7 dias. Acredito porém que poderemos assessar seus comments onde vou estar. Bom Taj Mahal e até mais.
Alvaro