Tuesday, January 6, 2009

Dia 115 - Pobreza

Se tem uma coisa que não é exagerada nas imagens que vemos da Índia é a precária condição na qual se encontram muitos de seus habitantes. Pra todo lugar que você olha, há crianças, jovens, idosos e famílias inteiras ao léu. No meu primeiro dia em Trichy, como se fosse um cartão de visitas, uma criança de não mais de sete anos praticamente se agarrou à minha camiseta gritando "money!"money!".

Não que isso ainda não havia acontecido na viagem, mas a quantidade e especialmente a agressividade das pessoas é que me surpreenderam. Elas gritam pra chamar a tua atenção e se você não olha, elas praguejam qualquer coisa em tamil. Outras, se limitam a passar uma das mãos na barriga e colocar a outra na boca.

O ponto é que é tanta gente, mas tanta gente, e a maioria não tem cara nenhuma de coitadinho e parece que escolheu esse caminho por ser o mais fácil, que eu não consigo sentir dó (da maioria). Primeiro que eu não ajudo os pedintes do meu país, quanto mais os dos outros; segundo que se eu der pra todos, não sobrará nada pra mim (sem exageros); e terceiro que só pelo fato de eu estar na Índia gastando o meu dinheiro eu indiretamente estou (estaria) ajudando essas pessoas.

Uma vez, um cara BEM MELHOR VESTIDO do que eu veio pedir dinheiro. Não contente com o meu "não", ele ficou me seguindo e pedindo de novo. Enfim, eu só ajudo se tiver comida comigo, do contrário, nada de dinheiro.

2 comments:

Anonymous said...

É, eu também não dou dinheiro não... E sempre conto pras pessoas que meu pai foi assaltado por uma mendiga em Milão.

Anonymous said...

Adorei sua postura. É por aí mesmo
que devemos colocar as coisas. Beijos...tia Lydia e/ou