Saturday, January 3, 2009

Dia 114 - Ano Novo II

Tal qual acontece no Brasil, o ano está começando de forma bem lenta para mim. Como eu só consegui comprar a passagem de trem para Hyderabad para o dia 06 e não há nada que me chame atenção em alguma cidade no meio do caminho, optei por permanecer em Puducherry. Claro que o fato de a cidade ficar no litoral pesou bastante nessa decisão. Com isso, a minha rotina ficou um bocado simplificada: comer, ir pra praia e dormir. Sem me preocupar com ônibus, lugar pra ficar ou comer.

Falando em comida, dia dessas eu presenciei uma cena pitoresca em um restaurante. Na hora do almoço o prato que todos os indianos comem é o thali, que nada mais é do que arroz servido com três misturas e alguns molhos em uma folha de bananeira (ou prato mesmo). Não sou muito (na verdade, nada) fâ de comer com as mãos, mas acho desrespeito edir colher e garfo quando TODOS no recinto estão comendo com as mãos. E ra ser sincero, as mãos nesse caso são o melhor instrumento para se comer, já que você tem que misturar o arroz com os molhos.

Estou eu entretido com a minha mão direita (a mão esquerda não é usada por motivos óbvios) misturando e brincando com o arroz quando olho para o meu lado e vejo um casal estrangeiro tendo um baita trabalho para comer com COLHER. Um baita trabalho mesmo, já que eles não estava conseguindo misturar o arroz e os molhos de maneira apropriada e demoravam bastante pra comer. Entretanto, apesar de se esforçarem para chamar atenção, eu era o único que os estava observando. Provavelmente os indianos já estão acostumados com esse tipo de turista.

Ainda sobre comida, eu percebi que boa arte das indianas dessa região estão acima do peso, apesar da dieta baseada em arroz (ok, é um motivo) e vegetais (ok, não é um motivo).

1 comment:

Anonymous said...

Ai, adoreiiii sua rotina!

As indianas precisam aprender com as japonesas então, hehehe.