Thursday, December 18, 2008

Dia 92 - Língua Indonésia

A minha vinda pra Indonésia estava cercada de grandes expectativas: em menor grau, pela experiência de vivenciar o dia-a-dia de um país islâmico, muito embora por aqui ele seja muito mais brando do que no Oriente Médio; e em maior grau pela possibilidade de finalmente ter contato e aprender uma língua mais familiar aos nossos ouvidos e olhos. A língua da Indonésia utiliza o alfabeto romano, algumas palavras derivadas do inglês, pronúncias parecidas com o português e a mágica combinação consoante-vogal-consoante-vogal.

A maior facilidade e familiaridade fizeram com que, antes mesmo de chegar aqui, eu já soubesse mais do que qualquer outra língua com a qual tive contato na viagem. E isso me assustou um pouco, principalmente quando parei pra pensar e contar quantas palavras eu já sabia. Pra ajudar, comprei, em Medan, um dicionário e um pequeno livro pra aprender a língua local. O único problema desse livro é que o objetivo dele é aprender inglês usando a língua indonésia; como o meu objetivo é exatamente o oposto, tenho de fazer o processo reverso para aprender.

A estrutura da língua indonésia é muito, MAMUITOSIMPLES de entender, muito embora ela não pareça fazer sentido no início. Tomemos como exemplo a palavra sol, que na língua local é matahari; hari é dia, enquanto que mata é olho; não sei se eu tenho a imaginação muito fértil, mas isso faz muito sentido. Outro exemplo: café-da-manhã é makan pagi, onde makan é o verbo comer e pagi é manhã; comer manhã. É muito simples!

2 comments:

Giu said...

Xuxuuu, voltei! Já estou aqui a postos pra catch up com o blog, hehehe!

Se vc tiver a imaginação fértil, eu também tenho, porque o termo mega fez sentido pra mim! Só espero que não seja que nem a lógica nada prática dos franceses, que acham que 99 é quatro-vezes-vinte-mais-dezenove.

Ah, por que os comentários não abrem mais em pop up?

Giu said...

Nossa, ok, eu acho que meu comentário foi como um perfil do blogger que eu usei pra fazer um trabalho da faculdade, HAUHAUHAUHAUAHUAHUA!