Thursday, December 18, 2008

Dia 91 - Natal

Ontem, logo após terminar de escrever o texto do dia, conheci um grupo de locais; quer dizer, eles me conheceram, visto que eu saí andando e só parei depois de ouvir alguns "Ei!". Uma coisa boa da Indonésia é que as pessoas falam um inglês plenamente compreensível, o que ajuda muito na comunicação. Papo vai, papo vem e eu sou convidado para uma cerimônia no dia de hoje. A cerimônia, uma comemoração antecipada do Natal (com padre e tudo) em um hotel local. Primeira coisa que veio na minha cabeça: como que eu, no MAIOR país muçulmano do mundo, acabo participando de uma cerimônia cristâ?". Pergunta sem resposta...

Antes de dizer sim (e é claro que eu iria dizer sim), perguntei se ia ter makanan gratis. Como a resposta foi positiva, não titubeei e confirmei a minha presença. Comigo, três católicos e uma muçulmana. No local, o que mais chamava a atenção eram as mulheres, muito bem vestidas e com penteados de dar inveja à Hebe. Toda celebração durou mais de quatro horas, com tudo o que tem direito: padre, coros, músicas aleatórias, crianças fazendo graça e, é claro, comida da boa.

No comments: