Wednesday, December 17, 2008

Dia 90 - Três meses

Os dias, semanas e meses passam cada vez mais rápido. Viajar por tanto tempo, como todos sabem, cansa. Cansa porque você acaba entrando, mesmo que à contra-gosto, em uma rotina: faz as malas, pega ônibus/avião/trem/barco, fica horas na estrada/ar/mar, chega na nova cidade, procura um lugar pra ficar, desfaz as malas, troca dinheiro, pocura um lugar pra comer, vê as atrações turísticas, compra uma passagem pra outra cidade, faz as malas e começa tudo novamente. Nesses três meses eu fiz esse exercício pelo menos vinte vezes, o que dá uma vez a cada pouco mais de quatro dias. Não que eu esteja reclamando, longe disso! Ironicamente, quanto mais eu mudo de lugar, mais dá vontade de continuar viajando, muito embora isso tenha a contra-partida do cansaço como eu já falei.

Conforme a viagem se desenrola, eu fico mais criterioso na escolha do lugar pra dormir, o que me coloca no sentido oposto da maioria das pessoas que eu tive contato por aqui. Grande parte de quem viaja procura ficar nos lugares mais baratos possíveis pra poder gastar essa economia em, sei lá, cigarros, drogas, prostitutas. E apesar de eu gastar em média o dobro do que eles gastam, no total diário gastamos a mesma quantia. Ao invés de gastar com as coisas acima citadas, eu durmo em um lugar maior, mais confortável, com mais privacidade e principalmente, LIMPO.

Em relação ao dia 60, muita coisa mudou! Eu quase não fui pra Indonésia, estou aqui agora, passei dois dias na Malásia, talvez passarei por Cingapura, com certeza irei à Kuala Lumpur e viajarei pra Índia antes do Natal. Falando em Índia, a promoção continua: quem adivinhar o nome da cidade ganha um prêmio que eu ainda não sei qual é.

Falando em Indonésia, acabei de chegar em Medan que, se não me falha a memória, é a maior cidade de Sumatra. Medan é muito parecida com o que eu irei encontrar na Índia; grande, suja e caótica. Gostaria de ficar aqui até sexta para ver a reza em massa na (enorme) Mesjid que fica ao lado de onde estou hospedado, mas como meu tempo é curto, deverei partir ainda amanhã.

No comments: