Wednesday, December 17, 2008

Dia 88 - Em casa

A minha ida para a Indonésia era cercada de muitas expectativas de minha parte. Não apenas pela possibilidade de escalar vulcões e conhecer tribos, mas principalmente pela possibilidade de aprender um idioma aparentemente simples de ser assimilado. Apesar de eu não ter ido para a Indonésia, a Malásia compartilha da mesma língua que aquele país. A língua malásia deve ter uma correspondência de pelo menos 95% com a língua indonésia pelo que me disseram.

Depois de quase três meses me virando pra tentar entender os alfabetos estranhos e falas baseadas em tons, é recompensador chegar na Malásia e ver uma língua que usa o mesmo alfaneto que o nosso. Não apenas o alfabeto é o mesmo, como algumas palavras são derivadas do inglês ou são auto-sugestivas no que tange à sua pronúncia. Eu não entendo quase nada, mas a familiaridade com o idioma é imensa. Eles usam muitas vogais, a letra "k" e muitas palavras terminam em "anan". Eu posso não entender, mas consigo pronúnciar, até com certa clareza, o que eu vejo escrito!

Soma-se a isso o fato de que eu vim pra cá "estudado", ou seja, ao contrário dos outros idiomas, eu já sabia bastante coisa antes de vir pra cá. E como muitos letreiros tem a versão em inglês abaixo, o aprendizado torna-se ainda mais fácil! Assim que eu for para uma cidade maior, procurarei algum livro que ensine o idioma.

Fora o idioma, a Malásia me surpreendeu muito pela sua ampla e moderna infra-estrutura, mesmo quando consideramos que estamos em um cidade pequena e longe da capital. Ruas com nome, asfaltadas, sistemas de transportes eficientes, urbanização, enfim, tudo o que uma cidade moderna possui. A bem da verdade, depois de passar três semanas em Myanmar, qualquer lugar que eu fosse me daria a impressão de estar em um lugar desenvolvido.

Amanhã será dia de mais mudanças. Aguardem!

No comments: