Wednesday, December 17, 2008

Dia 86 - Mudança de planos

Já perdi a conta de quantas vezes eu mudei os meus planos nessa viagem, a maioria delas por conta de trapalhadas de terceiros. Como eu havia previsto, a paralisação do Suvarnabhumi causou o cancelamento do meu vôo para Jakarta. Na verdade, não foi bem um cancelamento e sim uma realocação do vôo, que antes saia de manhã e passou a sair no final da noite. Como eu já estava com vontade mudar um pouco o roteiro, essa mudança caiu como uma luva para mim, já que eu não estava com vontade alguma de chegar em Jakarta de madrugada. Com surpreendente facilidade, cancelei o meu vôo na AirAsia e terei o reembolso em algumas semanas.

Agora vem a segunda parte da mudança: decidi pegar um ônibus de Bangkok até Penang, uma ilha na costa oeste da Malásia. A duração da viagem: de acordo com a agência de turismo, "apenas" 20 horas, com duas trocas de ônibus no caminho. Vejo isso como uma evolução, já que a viagem de maior duração foi de 16 horas, entre Bagan e Yangon, em Myanmar. Por outro lado, tenho certeza que o ônibus irá apinhado de estrangeiros, o que tira todo o romantismo de uma viagem dessas.

Uma coisa que me preocupa são os roubos que podem acontecer durante à noite. Já tinha lido relatos no meu guia de viagem, na internet e até mesmo nas agências de turismos de Bangkok, que alertavam para essa possibilidade. Pelo que eu lí, eles têm uma tática bem interessante: no meio da noite eles colocam o ar-condicionado no máximo e desligam a televisão; sem o que fazer e com frio, os viajantes se aconchegam em seus bancos e dormem. Quando isso acontece, a "equipe" presente no ônibus age e rouba o que der das malas de mão dos viajantes. Como sempre, isso é coisa que acontece com os outros e não comigo!

No comments: