Wednesday, December 17, 2008

Dia 72 - Mudança de ares (e clima)

Perto de Mandalay há um sem-número de cidades aparentemente bacanas (de acordo com o guia de viagem) para ficar e eu acabei escolhendo uma delas para passar, a princípio, uns dois dias. Pyin Oo Lwin, que também tinha um nome diferente antes do golpe militar, fica a 100 quilômetros de Mandalay e tem um clima bem mais agradável, graças a sua localização a mais de 1.000 metros de altitude. A cidade, conhecida como "Pequena Bretanha", era usada pelos britânicos com o intuito de escapar das altas temperaturas do verão de Myanmar. Hoje, é uma cidade muito procurada pelos próprios [gentílico de Myanmar] e conserva muitas características da época em que o país era dominado pela Grã-Bretanha, incluindo muitas igrejas anglicanas.

A cidade gira em torno de um rua principal, que nada mais é do que a estrada que liga Mandalay à Lashio mais ao norte, e as ruas arteriais sao um sossego só, com suas casas bem espalhadas, árvores aos montes e folhas no chão. O clima lembra um pouco o de Curitiba, pois durante o dia faz um pouco de calor (suportável) e o vento é sempre gelado; à noite a temperatura despenca pra baixo de dez graus com facilidade.

Como Pyin Oo Lwin não é uma cidade com estrutura para o turismo, são poucos os estrangeiros na cidade, emsmo considerando que estamos em Myanmar. Por causa disso, a curiosidade dos locais é ainda maior do que nas outras cidades nas quais estive. Aqui, ao contrário das outras cidades, a conversa se desenvolve mais, a ponto até de o assunto "democracia" ser abordado, coisa que os habitantes evitam a todo custo, dada a forte presença de tropas do governo por aqui.

No comments: