Wednesday, December 17, 2008

Dia 71 - Viajar em Myanmar

As viagens por aqui, quando não são feitas de avião, demoram, e muito. Seja pelo estado de conservação de estradas e ônibus ou do relevo montanhoso na parte norte do país, qualquer deslocamento vai lhe custar muito tempo. Além disso, o governo controla os trens e algumas companhias aéreas, embolsando o todo o dinheiro dos turistas. Como eu não tenho tanto tempo assim por aqui e nem quero dar meu dinheiro para o governo, tenho procurado fazer os deslocamentos mais longos de avião e com uma companhia aérea não pertencente ao governo.

O interessante das empresas aéreas de Myanmar é que todas têm um lema que remete à segurança que, ao contrário do efeito que everia causar, me deixa um tanto receoso quanto a real segurança e as condições que as aeronaves dessas empresas estão. A primeira das viagens doi de Yangon pra Mandalay no mesmo tipo de avião que eu voei no Laos; aquele com hélices e que faz um barulhão. Provavelmente repetirei essa não tão agradável esperiência quando eu for pra Bagan e eventualmente quando eu voltar pra Yangon. Eu digo eventualmente porque quero experimentar os ônibus locais afinal, uma viagem de quinze horas em um ônibus é o cenário perfeito pra conhecer o povo daqui.

No comments: