Wednesday, December 17, 2008

Dia 70 - Mandalay

Mandalay é a segunda maior cidade de Myanmar, com pouco mais de um milhão de habitantes e fica localizada bem no centro do país. O clima é um pouco mais agradável do que o da capital, que não é a capital de fato, como eu já falei, e é um pouco mais barulhenta também, graças ao imenso número de motocicletas e pessoas muito dispostas a usar as buzinas das mesmas. Apesar de sua grandeza, Mandalay sofre com um problema típico das zonas rurais mais afastadas: as constantes quedas de energia. E quando eu digo consantes, eu não estou exagerando; a energia cai DEZENAS de vezes durante o dia e a noite, fato que faz com que a maioria dos médios e grandes estabelecimentos comerciais da cidade possuam um gerador, estratégicamente localizado na calçada para ajudar os pedestres com seu tamanho, poluição e barulho.

A despeito disso, Mandalay é uma cidade com razoável planejamento e bem fácil de se localizar. O Palácio, cercado por um fosso d'`agua, é enorme e fica localizado no centro da cidade. As ruas são numeradas, diminuindo as chances de algum taxista te passar a perna, contanto que você tenha em mãos um mapa e conheça algo da cidade. A cidade possui inúmeras atrações turísticas, a maioria delas coberta pelo ticket de dez dólares que você pode comprar em qualquer uma delas. Após mais de dois meses de viagem, já ví muita coisa repetida e são poucas as atrações que de fato chamam a minha atenção, fator que diminui quando há dinheiroa ser pago. Portanto, me concentrei em ver tudo o que não precisa ser pago, incluindo o segundo templo mais importante do país, que possui uma estátua de Buda em ouro e que recebe novas camadas TODOS os dias.

No comments: