Wednesday, December 17, 2008

Dia 7 - No Rain

É amigos, eu não escrevi errado. Hoje não choveu!! Acordei pela manhã com o sol na minha cara e um céu se esforçando bastantante para ficar azul.

Hoje resolvi tirar o dia para descansar, afinal nos outros cinco dias em Bangkok eu já tinha andado pelas minhas contas uns 60 km. Além disso, acordei decidido a explorar o sistema de transportes da cidade. Bangkok tem todos os tipos, tamanhos, cores e preços de ônibus possíveis. Eu só queria achar um que me deixasse na porta da estação de trem no dia que eu for sair daqui. Tinha uma lista dos ônibus que iam pra lá na mão e peguei o primeiro que apareceu, o número 53, meio acanhado. Primeira coisa a fazer: observar as pessoas pra ver quanto elas pagam pelo ônibus. Ninguém estava pagando. "Vai ver o ônibus é gratuito para os tailandeses", pensei eu. Em determinado momento tivemos que trocar de ônibus sabe-se lá por qual motivo e ainda sim não foi necessário pagar pelo mesmo. O bom de ter andado tanto pela cidade é que eu sabia extamente o caminho que o ônibus estava fazendo e sabia também onde teria que descer. Descí do ônibus, não paguei e fui descobrir mais tarde, através de uma japonesa que conhecí na estação, que esse ônibus era gratuito hoje. Por mais barato que ele seja (menos de 50 centavos), espero ter a mesma sorte amanhã! Achado o caminho para a estação, fui até o Parque Lumphini e por lá passei o resto do dia.

Hoje foi dia de novas experiências. Na estação de trem tem uma série de quiosques de comida com preços muito convidativos; em torno de 2 reais o prato, o que é pelo menos duas vezes mais baratos dos que os lugares por onde comi nesses dias. No almoço comi arroz (sempre ele!) com dois acompanhamentos: frango e porco (odeio porco, mas tenho que me acostumar). Os acompanhamentos não vêm secos; ambos têm vegetais e molho especial...e apimentado. Acho que meu paladar já se acostumou com isso. Voltando do parque, resolví comer por lá de novo. Pedi o mesmo do almoço e comi também sopa de macarrão com porco...com palitos! Agora eu sou um nativo de verdade, pois comer sopa com palitos (esqueci o nome certo) não é pra poucos!

Percebi que andando do jeito que eu ando e com as porções nada generosas por aqui, eu tenho que fazer pelo menos umas CINCO refeições por dia se quiser perder POUCO peso nesses seis meses de viagem.

Amanhã deixo Bangkok rumo ao norte, para a cidade de Ayuthaia, que tem 100 mil habitantes, contra os 6 milhões da capital. Há ainda muito o que ver por aqui, mas passarei pelo menos mais uma vez em Bangkok durante a viagem e aí eu termino de ver o que eu deixei pra trás.

No comments: