Wednesday, December 17, 2008

Dia 67 - O povo de Myanmar

Até agora, Myanmar é o país com maior diversidade que eu visitei. Quando os britânicos adentraram "graciosamente" por este país, vieram com eles indianos e nepaleses, de forma a ratificar a presença do Reino Unido por aqui. Além deles, há um considerável percentual de chineses e mais uma centena de outras etnias. Isso faz com que, a primeira vista, seja bem difícil definir o cidadão típico de Myanmar. Claro que depois de alguns dias tudo fica mais claro e os grupos são facilmente identificados; os chineses mais altos, de pele mais clara e com cara sisudas; os indianos mais baixos, com traços mais "redondos" e com cara de malandros (o que foi confirmado dias atrás) e os [gentílico de Myanmar], com características dos dois outros grupos e com mais "cara de índio".

Como o povo daqui não é muito acostumado com turista, eles olham com curiosidade quando algum deles se aproxima. Outro dia parei em um beco para passar o protetor solar e quando me dei conta, umas QUINZE pessoas estavam me olhando, desde transeuntes à mães com filhos nas sacadas de suas casas. E eles não apenas olham com curiosidade pra você, como também te cumprimentam, SEMPRE. Desde que cheguei, o que mais ouvi foi "Hello!" e o que mais falei foi "Ming lah bar". Aliás, por algum motivo as pessoas sempre riem quando eu falo isso, mesmo com a pronúncia correta. Hoje eu ví um vira-lata na rua e comecei a brincar e latir pra ele. Quando me levantei, a rua INTEIRA estava olhando pra mim, muito embora eu saiba que isso ocorreria no Brasil também, afinal não é todo dia que alguém late pra um cachorro na rua. Essa curiosidade e amabilidade me lembram um pouco do Laos e é claro, Luang Prabang.

Uma coisa que tenho sentido falta por aqui é a limpeza dos templos que visito. Todos eles, como manda a tradição budista, exigem que você retire chinelos/tênis/meias para entrar. Na Tailândia você pode comer comida no chão dos templos, de tão limpos que eles são, mas aqui na Birmânia... . Basta dar alguns passos para o pé ficar totalmente imundo. Hoje eu fui no templo símbolo do país e por lá fiquei algumas horas. Quando saí, tinham várias camadas de diferentes tipos de sujeiras que sujaram minha meia branca, nova e recém lavada. :(

No comments: