Wednesday, December 17, 2008

Dia 66 - Yangon

Yangon é uma cidade belíssima. Quer dizer, isso depende muito de seu ponto de vista. A cidade é recheada de edíficios no estilo britânico, sejam comerciais ou residenciais, entretanto a grande maioria deles carece de restauração. Não obstante, é muito interessante andar pelas grandes avenidas ou pelos becos estreitos; sempre alguma construção irá te chamar a atenção. Ironicamente, o edifício mais bem cuidado é o da Embaixada Britânica! Além desses prédios antigos, encontramos também algumas construçöes mais novas e com uma certa ousadia na arquitetura.

Outro ponto que faz parecer que estamos perdidos em algum ponto do passado, é o fato de que a frota de carros de Yangon tem pelo menos vinte anos de média de vida. Pela primeira vez eu ví diversos modelos que a Toyota fabricava nos anos 80, a maioria em estado MUITO precário. Falando em transportes, os ônibus são doações japonesas e coreanas e, como é de se imaginar, são mais velhos do que este que vos escreve. Boa notícia: Myanmar não possui tuk-tuks!! Eles têm duas outras versões: i) uma caminhonete adaptada; ii) bicicleta com capacidade para dois passageiros.

Yangon tem mais de cinco milhões de habitantes e é muito grande, muito embora os principais pontos de interesse estão concentrados no centro. A densidade demográfica lá é altíssima e é quase impossível andar por lá, seja qual for a hora do dia/noite. E o ar aqui é muito pesado e poluído, a ponto de dar nó na garganta, coisa que raramente acontece em São Paulo.

No comments: