Wednesday, December 17, 2008

Dia 64 - Câmbio

Myanmar não usa cartões de crédito. Myanmar não tem caixas eletrônicos. Myanmar não tem Western Union. Myanmar mal tem agências bancárias. E elas não trabalham com câmbio. Minto, trabalham, mas com uma taxa de conversão não amigável, pra não dizer ridícula. Com isso, são duas as soluções possíveis, ambas ilegais sob o ponto de vista do governo, coisa que pode até dar cadeia: i) fazer a troca em hotéis, que são mais seguros, mas não têm taxas de conversão tão boas; ii) trocar na rua, correndo o risco de não ter o dinheiro combinado. E é claro que eu, garoto-esperto-formado-em-administração-e-bom-em-contas optei por fazer na rua. Segue encenação teatral abaixo:

PRIMEIRO ATO

(o turista brasileiro, no caso eu, é abordado no centro da cidade por um indiano)

Indiano: Hey! Câmbio?
Eu: Hmmm...quanto?
(a taxa dos hotéis é 1.180 dinheiros de Myanmar por dólar, então eu supus que dava pra conseguir uns 1.400 ou 1.450 dinheiros por dólar)
Indiano: 1.250.
Eu: Ah, mas ontem eu troquei aqui mesmo (mentira!!) e consegui 1.450.
Indiano: Impossível! Faço 1.350 então.
(nesse meio tempo, um segundo indiano se junta a nós)
Eu (fazendo de difícil e irredutível): Ah, eu sei que dá pra fazer 1.450! Eu fiz ontem!
(nesse momento começa um diálogo entre os dois indianos e, mesmo sem entender uma palavra do que eles falaram, eu consegui traduzir facilmente)
Indiano de bigode: Vamos passar a perna nesse turista. Ele tem cara de bobo!
Indiano sem bigode: Isso! Vamos falar que faremos a troca por 1.450 dinheiros, mas não daremos todas as notas!
Indiano de bigode: Vai ser como tirar doce de criança!
Indiano de bigode: Ok! Façamos a troca. Siga-me, por favor.

FIM DO PRIMEIRO ATO

SEGUNDO ATO

(o turista brasileiro segue um dos indianos, talvez o sem bigode, até uma casa de chá, enquanto que o outro indiano vai atrás de um terceiro comparsa e do dinheiro. Pra situar o espectador, o turista brasileiro queria trocar duzentos dólares e com a conversão de 1.450 dinheiros por dólar ele teria de receber 290 notas de 1.000 dinheiros de Myanmar.)

Indiano sem bigode: Aguarde três minutos por favor.
Eu (tomando o chá típico de Myanmar, muito parecido com o Massala indiano): Ok!
(os minutos se passam e entram no estabelecimento o indiano de bigode e uma pessoa aleatória. Eles se juntam a mim e todos sentamos nas caderinhas de criança)
Indiano de bigode: Está aqui o dinheiro. (e começa a contar na minha frente) Um, dois, três...

Aí vem o grande truque!! Eles contam as notas em montes de dez e quando eles viram ao contrário tem mais montes do que eles contaram. Por exemplo: no monte que ele me deu, ele contou até dez oito vezes, perfazendo 80 notas. Mas quando ele vira o monte, ele conta 16 blocos de dinheiro; se cada um tem dez notas, o monte teria o dobro de notas, ou seja, 160. Eram dois desses montes e mais um monte de dez, o que dava, na conta deles 3.300 dinheiros e não 2.900.

Eu: Posso contar? (com cara de ingênuo, pra não dar na cara que eu sou bom à beça em contas!)
Comparsa aleatório: A polícia! A polícia! Dá os dólares!
Eu: Primeiro eu conto. Se estiver certo eu dou o dinheiro, ok?
Comparsa aleatório: (faz cara de bobo)
Eu (conta, conta, conta): Eeeeei! Aqui não tem o dinheiro prometido!
Indiano de bigode: Tem sim! (e começa a contar novamente)
Eu: O acordo era 2.900 dinheiros! Aqui tem 1.700!
Indiano sem bigode: Não brinco mais! (pega o dinheiro e vai embora)

FIM DO SEGUNDO ATO

Que eles iam tentar passar a perna em mim, eu não tinha dúvidas, mas me surpreendi com a petulância deles. Esperava que eles me dariam 10% ou 15% a menos de dinheiro, só que eles tentaram me roubar em mais de QUARENTA POR CENTO. Isso me levou a duas possíveis e aterradoras conclusões: i) eu tenho muita cara de bobo pra eles tentarem fazer isso; ii) essa tática funciona de vez em quando, ou seja, tem gente boba o suficiente para cair nesse truque.

No final das contas, eu já era conhecido por todos os doleiros da região e tive que apelar pra um Plano B para trocar o dinheiro com segurança e boa taxa de conversão. Em uma lojinha simples dentro do mercado da cidade eu consegui a troca por 1.260 dinheiros.

No comments: