Wednesday, December 17, 2008

Dia 31 - Madrugando

Alguns dias atrás comentou comigo que ela tinha levantado mais cedo para ver os monges receberem comida da população. Cinco e vinte da manhã de todos os dias eles tocam o sino (não é um sino, mas a palavra correta não me vem `a cabeça agora) e saem dos templos em direção `as ruas em uma procissão para recolher os alimentos que as pessoas dão.

Uma vez que as minhas opç~oes de lazer por aqui estão se esgotando, pensei que essa idéia seria interessante. Pois hoje levantei ANTES dos galos, me arrumei e saí as cinco da manhã. No caminho, como não poderia ser diferente, fui alvo de uma perseguição de dois cachorros que latiam e latiam, acordando quem ainda estivesse dormindo, como fui descobrir mais tarde.

Seis horas da manhã várias filas indianas de monges vestidos com as tradicionais vestes laranjas começam a aparecer nas ruas. Fiz a minha parte, dei comida pra eles, mas assim como nos templos, não me sinto `a vontade para ficar tirando fotos. Eles não são uma atração turística e eu não quero transforma-los em uma. Claro que os ocidentais não pensam assim: muitas pessoas com suas máquinas caras e com FLASHES fizeram esse ritual parecer a entrada dos artistas no tapete vermelho para a cerimônia do Oscar.

`A tarde, dei cointinuidade ao meu curso básico de lao. Estou me familiarizando com o alfabeto composto por 26 consoantes, muitas delas parecidas entre sí e 26 vogais, com sons idênticos. Acho que vou comprar um livro com as pronúncias equivalentes em inglês para me ajudar nessa tarefa. Aprender as línguas por aqui faz com que eu reforce os conhecimentos das que eu já sei porque sempre que eu escrevo uma palavra em lao ou em thai, eu escolho a palavra em português, inglês ou espanhol mais próxima da pronúncia que eu ouço.

No comments: