Wednesday, December 17, 2008

Dia 13 - Rumo ao Norte

Ontem fui jantar em uma das dezenas de (boas) opções que tem para comer na margem do rio em Phitsanulok. Pedi, sem olhar o cardápio, os dois pratos que sei em tailandês, que são o khao pat kai (arroz frito com frango e condimentos) e o kai pat med mamueng (frango com, acho eu, amendoim). Pela primeira vez os pratos vieram em uma quantidade razoável para a minha fome. Aproveitei que o cardápio estava escrito em tailandês e inglês e escrevi o nome de outros pratos a palavras-chave (como "apimentado") no meu caderno.

Hoje peguei o trem no início da tarde rumo `a Lampang, cidade que fica a duas horas de Chiang Mai, a Meca do trekking por aqui. Ela não fica longe de Phitsanulok, mas o fato de o terreno ser montanhoso reduz a velocidade, aumentando o tempo do percurso. Cinco horas de viagem pra percorrer pouco mais de duzentos quilômetros e eu chego em Lampang, cidade NADA turística (ainda bem) por sinal. Tanto não é turística que, mais do que em qualquer outro lugar da Tailândia, as pessoas na rua apontam pra mim e falam coisas umas pras outras que eu ainda não posso compreender.

Ironicamente, apesar de não ser uma cidade orientada para o turismo, Lampang me parece ser a cidade com melhor infra-estrutura urbana até agora. Calçadas bem arrumadas, sem carros ou motos em cima e até praças podem ser vistas. Além disso, ela é uma cidade muito "ocidentalizada", com telão luminoso e lojas das marcas mais famosas do globo. Arrumei um hotel (é, hotel mesmo) com televisão e tudo (que não serve pra muita coisa) por míseros quinze reais!

No comments: