Saturday, December 27, 2008

Dia 107 - Bate e volta

Aqui na India eu resolvi colocar em pratica uma tatica que ira facilitar a minha vida, muito embora a primeira vista o objetivo dela pareca exatamente o contrario. Em muitos casos, as cidades de interesse sao muito proximas entre si (100 km de distancia) e, apesar de interessantes, nao tem apelo suficiente para que eu fique mais do que um dia nelas. Pensando nisso e para o bem da viagem, tentarei sempre ficar em uma cidade "central" e fazer viagens de um dia para outras cidades a partir dela ao inves de ficar pingando todo dia em uma cidade diferente.

Com isso eu nao so economizo tempo (eu sei que parece o contrario) ja que nao tenhoque fazer as malas/ir prarodoviaria/pegar onibus/procurar lugar pra ficar/desfazer as malas/procurar lugar pra comer/etc, como tambem me canso muito menos, mesmo nao parecendo.

Hoje eu pus em pratica essa tatica: acordei cedo fui para a rodoviaria (que merece um texto a parte, por sinal) e peguei um onibus local rumo a Thanjavur, distante uns 80km de Trichy para ver um templo dos mais famosos do sul da India. O onibus intermunicipal nada mais e do que um onibus comum (uma fileira de dois bancos e uma de tres) com musica (sempre presente). O onibus faz paradas estrategicas, na ha reservas e voce paga dentro do onibus para um cobrador que anda pra um lado e para o outro o tempo todo. A viagem, como voces poderia imaginar, e bem interessante, seja pela quantidade de pessoas dentro do coletivo, a musica ambiente,o constante apertar de buzina ou as manobras super arrojadas do condutor. Fui, vi o que tinha que ver e voltei.

Apesar de estarmos na alta temporada, nao tenho visto tantos turistas. Talvez eles estejam concentrados em algum lugar mais turistico para o Ano Novo ou estejam com medo de vir pra ca, seja pelos atentados em Mumbai, seja pelo clima de guerra entre India e Paquistao (assunto que tambem merece um texto a parte).

1 comment:

Anonymous said...

Pra mim a sua solução pareceu bem lógica mesmo...