Friday, December 26, 2008

Dia 106 - Comida

Um dos grandes atrativos da Índia é, obviamente, a sua rica culinária. O sétimo maior país do mundo proporciona a quem o visita uma infinidade de possibilidades, cheiros e gostos e imagino que esse será um assunto decorrente daqui pra frente por aqui.

O primeiro conselho que qualquer um recebe antes de ir pra Índia é pra pegar leve no começo e não comer carne. Claro que isso não se aplica totalmente a mim, uma vez que já estou um bom tempo na estrada e já provei de tudo, inclusive comida indiana. Entretanto, mesmo que eu quisesse comer carne, isso parece algo quase impossível de acontecer aqui em Trichy visto que TODOS os restaurantes que eu vi até agora servem apenas comida vegetariana. Não que isso seja ruim, longe disso, mas eu preciso de alguma carne pra ter uma dieta rica e balanceada, como diria qualquer comercial de iogurte.

Outra preocupação é com a qualidade da comida que é oferecida. Isso eu tembém acho um grande exagero já que você pode passar mal se comer em algum gueto do centro de SP. Mesmo assim, precauções são sempre bem-vindas e, portanto, eu sempre como em lugares BEM movimentados e com mães e crianças no meio afinal, mãe que é mãe não leva os filhos pra comer em qualquer espelunca! Além da higiene do local, você deve se preocupar com a sua própria higiene, pois vem de suas mãos a maior quantidade de germes e bactérias que podem lhe fazer mal. Novamente, nada que uma àgua com sabão não resolva.

E a comida aqui é barata, MAMUITO barata mesmo! Com dois dólares você come como um rei. Quer dizer, você come com as mãos, como um plebeu, mas o que importa é a quantidade. Toda vez que eu vou comer, peço para o garçon me indicar algum prato assim eu vario um pouco o que eu como. E hoje, graças a uma dessas indicações, eu comi com as mãs pela primeira vez. Está aí uma coisa que eu tentarei evitar ao máximo, não muito por questões de higiene, mas mais pela comodidade de comer com colher/garfo e não se lambuzar todo. Mas como isso está arraigado na cultura indiana e "quem sou eu pra dizer o contrário?", adaptar é preciso!

O almoço de hoje foi servido em uma fola de bananeira. Nela, foram colocadas algumas misturas tais quais: pepino com leite de coco (médio), vegetais verdes diversos (bom), cenoura com mais alguma coisa que eu não consegui identificar (bom). Além das misturas, o TRADICIONAL arroz (não aguento mais arroz!) e alguns molhos, doces e apimentados. Como o restaurante estava cheio, acabei me sentando em uma mesa já ocupada por duas pessoas, o que foi de boa valia, já que eu prestava atenção na maneira como as elas comiam e copiava. Monkey see, monkey do!
O mais interessante é que arroz e misturas são repostos pelo tanto de vezes que você quiser e que tudo isso custa menos do que um dólar. Menos de um dólar pra comer como um rei/plebeu!

2 comments:

Anonymous said...

Huhauahuahuahuahuaa, vc tá numa cidade veggie? Que bizarro!

Não sei se mães nativas são uma boa referência não, hein?

Huahuahauhauhaua, monkey see monkey do foi a melhor!

Divirta-se com suas refeições multi-classes sociais, hauahuahua!

Anonymous said...

Ola Luiz s/período sabatico está chegando ao fim. Que pena, ou não??? Feliz ano novo de toda familia Lima-Ebide-Rezera.
Espero que a Índia lhe mostre tudo que dela voce esperava, se não,outras
viajens virão, ou não?

Beijos ... tia Lydia e/ou