Sunday, December 21, 2008

Dia 102 - Melaka

Melaka é uma cidade com um bocado de história, uma parte dela relacionada aos portugueses que por aqui fincaram bandeira em meados do século XVI e ficaram até a invasão holandesa no século seguinte. No século seguinte, como vocês podem imaginar, Melaka foi invadida novamente, dessa vez pelos ingleses. A justificativa para tantas invasões está na localização estratégica da cidade, e quem a dominasse, controlaria Estreito de Melaka. que fica entre a Malásia e a ilha de Sumatra.

Todos que inavdiram Melaka deixaram alguma contribuição e é graças a ela que a cidade tornou-se, esse ano, Patrimônio Histórico da Unesco. Isso significa que ela é MUITO BEM cuidada, até demais para o meu gosto. Prédios antigos bem conservados, ruas asfaltadas e limpas, muitos museus, Chinatown iluminada...enfim, uma bela cidade que funciona como um imã para turistas já que além disso ela possui dois ENORMES complexos de Shoppings e tem mais um sendo construído.

Apesar da cidade ser grande, os principais pontos de interesse podem ser vistos em meio dia, à exceção do assentamento português que fica um pouco distante do centro. E era esse o meu objetivo ao vir pra cá. Achava que ia encontrar uma mini-Lisboa, com letreiros em português, homens de bigode e tudo, mas o que encontrei por lá foi uma decepção só. Apesar de se chamar "Assentamento Português", só ví chineses e nada, nada que lembrasse a terrinha. Minto, por todos os lugares havia o letreiro "Assentamento Português", escrito em inglês, chinês e na língua local.

Tenho usado esses dias na Malásia pra comer MUITO e criar "gordura" pra Índia. A despeito dos meus esforços, meu peso continua o mesmo há dois meses.

1 comment:

Anonymous said...

Os comentarios agora vao sem acento porque meu computador faleceu e estou tendo de usar o note da minha mae.

Ja falei que eu tenho uma inveja surreal do seu metabolismo?!?!?!