Friday, January 9, 2009

Dia 119 - Torre de Babel

Apesar da aparente homogeneidade no que tange a sua população, a Índia mais parece uma Torre de Babel. Muito embora o hinduísmo seja a principal religião, Islamismo, Jainismo, Cristianismo e Budismo têm muitos adeptos. São muitas as línguas e alfabetos diferentes, ainda que boa parte da população entenda bem o inglês. Desde que cheguei aqui, já são duas línguas e alfabetos novos sem contar o hindi, língua que terei contato a partir da semana que vem e que é a mais falada no país.

Aqui em Hyderabad, cidade com expressiva população muçulmana, há letreiros escritos em QUATRO idiomas diferentes: a local (que eu não sei), hindi, inglês e àrabe. Aliás, toda essa salada, aliada ao fato de que a maioria dos indianos sabe inglês, faz com que eu não me esforce para aprender o idioma local. E também pelo fato de que o idioma local, juntamente com o alfabeto, muda a cada semana. Ah, e também pelo fato de que o povo indiano não é lá um povo que a gente possa chamar de amistoso, mas isso é assunto pra outra hora!

Falando em povo amistoso, não tenho tido dó dos motoristas de rickshaw por aqui:

Eu: Quanto fica até Pirituba (lugar fictício)?
Indiano: 70 dinheiros.
Eu: Pago 30.
Indiano: Ok, 50 dinheiros.
Eu: 30.
Indiano: 40 e não menos do que isso.
Eu: 30.
Indiano: (faz cara de ódio) Ok...

1 comment:

Anonymous said...

Vish, os indianos não são muito amistosos? Quero saber mais sobre isso...

Huhauahauhua, adorei a negociação. Vou te levar comigo a próxima vez que eu for na 25 de março.