Friday, December 19, 2008

Dia 98 - Faculdade

Ontem eu fui convidado para assistir algumas aulas do curso de Inglês de uma pequena faculdade aqui perto, uma ótima oportunidade para ver como são os métodos de ensino por aqui. Quando me disseram que o lugar era pequeno, não estavam mentindo. Com uma meia dúzia de salas e um total de duzentos estudantes, ela é do mesmo porte de uma escola de línguas. Além do inglês, o japonês também é ensinado e eu tive a oportunidade de praticar (e esgotar após meia dúzia de palavras) todos os meus conhecimentos da língua nipônica.

O que eu não esperava (tá, eu esperava sim), era que de espectador eu passasse a instrutor. Sempre que eles podem, eles convidam um estrangeiro, de preferência com fluência em inglês (que não é o meu caso, mas eles não tinham muitas opções), para praticar o que eles parendem em sala. Os vinte e tantos estudantes foram dispostos em um semi-círculo à minha volta e aí começou uma espécie de sabatina, na qual cada estudante tinha de fazer algumas perguntas e conversar comigo, em uma espécie de teste, coordenado pela professora.

As perguntas iam desde a minha viagem, passando pelo Brasil, opinião sobre religião e por aí vai. E pra mim foi a oportunidade perfeita pra falar um pouco mais sobre o Brasil; desenhei o mapa na lousa, dividi as regiões, falei sobre escravidão, fluxos migratórios, política e, é claro, futebol. Depois de pouco mais de duas horas (e como eu falei!), ainda dei a idéia de que todos os alunos deveriam escrever um texto de pelo menos uma página sobre as impressões que eles tiveram do convidado estrangeiro. No final, torca de e-mails, fotos e a minha promessa de verificar se a USPO tem algum convênio (eu sei que não deve ter) com alguma universidade da Indonésia.

1 comment:

Giu said...

AI QUE TUDOOOOO! Parte que eu mais gostei so far! Nossa, muito máximo isso!!!

E eu também duvido que a USP tenha convênio com alguma faculdade aí. Mas fikadika de consultar a CCInt.