Wednesday, December 17, 2008

Dia 61 - Finalização do roteiro

Como falei no post anterior, o planejamento do restante da viagem está praticamente fechado e, ao contrário do que fiz em relação ao visto para Myanmar, vou detalhar os próximos meses aqui. Viajo amanhã à tarde para Yangon, fico três semanas em Myanmar e retorno para Bangkok no dia 03 de Dezembro. Dois dias e meio depois, no dia 06 pela manhã, tenho passagem marcada para Jakarta, na Indonésia e por lá ficarei até o dia primeiro de janeiro. Não, não é mentira; eu voltarei para Bangkok no primeiro dia do ano logo de manhazinha. Ganha um desconto para uma casa de massagem a pessoa que adivinhar o motivo da escolha do dia da volta. ECONOMIA. Voltando nesse dia, eu economizo uns cinquenta dólares se compararmos com os dias antecedentes e precedentes. Na mesma semana da volta da Indonésia eu devo rumar para a Índia, destino final da viagem.

A viagem para a Indonésia se restringirá à ilha de Java, com poucas possibilidades de inclusão de Sumatra no roteiro. Além disso, a minha viagem coincidirá com um momento interessante daquele país: no último sábado foram executados os três responsáveis pelos atentados em Bali, em 2002, resultando na morte de mais de 200 pessoas, sendo que a grande maioria era de ocidentais. Esse fato foi veiculado à exaustão por aqui e eu pude conhecer melhor a história por trás dos atentados.

Os executados são (eram) muito carismáticos, tinham um bom nível de escolaridade e cultura e deverão virar heróis para algumas pessoas em Java. Entretanto, o que mais me chamou atenção foi o fato de eles terem a exata noção de seu feito e não se arrependerem em nenhum momento de tê-lo feito. Sem querer discutir certo e errado, é de admirar e respeitar esse tipo de atitude; mostra que eles têm convicção naquilo que acreditam e no que fizeram, muito embora isso tenha causado a morte de muitos inocentes.

No comments: