Saturday, December 20, 2008

Dia 100 - Último dia na Indonésia

Eu poderia escrever por parágrafos e parágrafos sobre os cem primeiros dias de viagem, afinal, é uma marca bastante interessante porém, como é meu último dia na Indonésia, resolvi resumir o que foram esses dez dias nesse simpático país.

Quando eu vim pra cá, já sabia que não ficaria mais do que dez dias, já que logo eu pegaria um vôo para a Índia. Dez dias para um país das dimensões da Indonésia, com milhares de ilhas não é nada. Dez dias para apenas uma das ilhas também está muito longe de ser suficiente. Portanto, ao invés de me cansar e mudar de cidade a cada dois dias, me limitei à duas cidades: Medan, a cidade de entrada e Bukittinggi, a cidade de saída. Isso não só me possibilitou conhecer e aproveitar melhor as duas cidades, como também evitou que eu me cansasse, muito embora a viagem Medan-Bukittinggi quase tenha acabado (literalmente) comigo.

Não sei se vale para o restante da Indonésia, mas Sumatra é a região na qual eu mais me senti em casa, não apenas pelo clima e paisagens, mas também pela hospitalidade das pessoas. E a hospitalidade e curiosidade não se resumem apenas à olhares esporádicos; ao contrário de tailandeses, cambojanos e [gentílico de Myanmar], o povo de Sumatra pára você na rua, pede para tirar foto, "entrevista"; convida pra tomar chá (lembrem-se, é um país muçulmano, portanto a cerveja é rara) e consegue desenvolver uma conversa que vai bem além do básico.

Em resumo, apesar dos textos curtos e quase sem informação, Sumatra foi uma ótima escolha e com certeza um dos melhores momentos da viagem.

1 comment:

Giu said...

Aeeeeeee. Depois desse relato, concluímos que a gente gosta da Indonésia então! =)