Tuesday, January 20, 2009

Dia 131 - O último texto sobre a Índia

Nesses mais de quatro meses de viagem eu sempre procurei relatar as impressoões que eu tinha sobre os lugares que visitei e as pessoas que conheci sob uma perspectiva menos turística e mais pessoal, profunda. Funcionou muito bem em todos os países até eu chegar na Índia. Aqui, praticamente todo mundoi que me aborda tem algum interesse por trás, além de a abordagem ser na maioria das vezes bem agressiva. Já tinha aceitado o fato de que aqui ninguém me convidaria para festa familiar ou para beber cerveja com gelo e estava levando a situação da melhor maneira possível. Entretanto, hoje eu dei por encerradas as minhas esperanças com os indianos.

Indo para o terminal de ônibus, sou parado por um rapaz em uma motocicleta:

Indiano: Posso te perguntar uma coisa?
Eu: (sempre com sorriso no rosto) Claro!
Indiano: Por quê os estrangeiros são mal-educados conosco. Sempre quando os abordamos, eles continuam andando e não dão atenção.
Eu: Olha, é que na maioria das vezes vocês nos abordam pra pedir dinheiro/tentar vender algo/oferecer transporte e isso tira o sossego da nossa viagem. Como é a maioria que faz isso, alguns estrangeiros preferem evitar contato com os locais.
Indiano: Por quê vocês desrespeitam a gente?
Eu: Nós não desrespeitamos; só preferimos evitar situações nas quais seremos prejudicados.
Indiano: Se você evita contato com os indianos, o que veio fazer aqui então?
Eu: Minha intenção era conversar com o maior número de pessoas possível, mas como quase todos querem me enganar, decidi apenas tirar fotos.
Indiano: Isso é um desrespeito!! Você é um racista $#$@*@$!! Você acha que vai sair vivo daqui pensando desse jeito?
Eu: Camarada, você está um pouco alterado e generalizando tudo o que eu falei. Não falei que todos os indianos são assim. Enfim, continuarei a andar, ok?
Indiano: Seu #@*%#, volta aqui!!

Segundos depois:

Indiano: Por quê você foi embora? Por quê me desrespeitou?
Eu: Você está gritando e falando vários palavrões e eu que sou o mal-educado? Por quê ao invés de ter esse tipo de atitude você não procurou provar que a minha imagem sobre a Índia está incorreta. Pelo contrário, você só fez provar que ela está certa.
Indiano: (desliga a moto e levanta): Eu vou bater em você!
Eu: (sorri, ironicamente) Pode vir! Se isso vai te fazer melhor, recuperar o seu orgulho e provar que os indianos sabem resolver impasses, pode vir!
Indiano: #@%$@!! (tal qual um moleque do primário quando é desafiado, desiste e vai embora)

Aliás, esse esquema de abordar de moto ficou manjado rapidinho. Umas dez vezes isso aconteceu entre ontem e hoje, sempre com a pessoa perguntando sobre o comportamento dos turistas ou dizendo que vai fazer uma viagem para o meu país (teve gente dizendo que ia pro Suriname!) e depois convidando para um "café" amigável.

Como o objetivo do blog era escrever sobre as relações sociais durante a viagem e eu desisti das mesmas por causa desse acontecimento (e muitos outros), a partir de hoje não escreverei mais por aqui. As pessoas me decepcionaram muito, mas as paisagens fazem valer a penna esse pequeno incômodo. Quando eu voltar eu termino de contar as peripécias pela Índia!

3 comments:

Anonymous said...

Geeeeeeente, me pinta de neon que eu to bege, que bafoooooo!!! Ok, não gostamos dos indianos e ponto final!!!

Ahhhhh, mas continue postando. Falei de outras coisas, mas continue postando, hehehe!

Beijos!

Anonymous said...

Seja muito feliz neste final de viagem porem ... não nos deixe só.
Tia Lydia e/ou

Anonymous said...

Luiii.....tá tã interessante......continua escrevendo e dando notícias no blog mesmoo!!
Bjos
Paulinha Noguti