Saturday, January 10, 2009

Dia 121 - Indianos

Até o momento, a Índia é extamente aquilo que eu imaginava, tinha lido ou ouvido falar. Nessas quase três semanas eu já falei sobre pobreza, poluição, barulho e desorganização, mas nada que me incomodasse muito (à exceção do barulho). Entretanto, a única coisa que realmente é um choque para mim é aquilo que eu mais prezo na viagem; mais do que as paisagens: é o povo.

É um choque porque nos três meses e meio de viagem pelo sudeste asiático eu era bem recebido em todos os lugares pelos quais eu passava, as pessoas sempre andavam com um sorriso no rosto, fui convidado para festas familiares e faculdades e nada disso vem ocorrendo por aqui. Não que eu esperava isso, muito pelo contrário. A questão é que mesmo sendo o mais pessimista possível quanto o clima por aqui eu ainda me decepcionei com o que encontrei.

As pessoas te medem de cima a baixo, fazem piada, mendigos te estapeiam, pessoas passam na tua frente em filas, etc. Tudo isso é tolerável e o que me incomoda de fato é que as pessoas não sorriem; pelo contrário, sempre que eu tento algum contato eles respondem de maneira séria e até severa algumas vezes. As vezes parece que o indiano ou não gosta de turistas ou não sabe como atendê-los. Não que eu queira um tratamento real, mas acho que não custa nada mostrar um pouco de boa vontade.

Obviamente que isso é uma opinião superficial, visto que passei por apenas quatro cidades até agora. Pode ser que em outros lugares seja diferente.

Face ao exposto, decidi que a viagem na India terá um foco mais "turístico" e eu me concentrarei apenas em tirar fotos de lugares interessantes e esquecer das pessoas, o que vai contra a minha proposta de viagem, mas e a saída que eu encontrei para aproveitar esse país.

2 comments:

Anonymous said...

Luiz aquele abraço! o povão brasileiro, e em especial o povão tricolor está te esperando c/o maior sorriso do mundo!!!!
Tia Lydia e/ou

Anonymous said...

Nossa, xuxu, acho que eu nunca tinha parado pra pensar sobre o povo indiano, mas acho que eu também não esperaria isso deles. Talvez dos europeus, mas não deles... E, como vc mesmo lembrou, fica ainda mais estranho em vista da hospitalidade das pessoas dos outros países que vc visitou.

Aproveite, baby. Mesmo que vc mude um pouco o foco, aproveite!

=***