Wednesday, December 17, 2008

Dia 52 - Um pouco sobre Phnom Penh

Reparei que desde que cheguei em Phnom Penh pouco falei da cidade, nem mesmo para reclamar de alguma coisa que me desagrada (que novidade!). Phnom Penh me surpreendeu, e muito! Isso é uma das vantagens de não se criar expectativas quando eu vou de uma cidade pra outra. A bem da verdade, pelo que eu tinha ouvido, eu eperava o pior posível desta cidade e felizmente não foi isso que aconteceu.

Sim, os motoristas de tuk-tuk são os mais chatos e agressivos de toda viagem até agora. Tudo bem que a cidade peca em alguns aspectos de infra-estrutura. Sim, ela é um pouco mais cara do que as últimas cidades que visitei. Ok, agora deixando o lado ranzinza de lado e mostrando um lado mais otimista, uma coisa nessa cidade me deixou contente a ponto de esquecer todos os pontos negaivos dela: as ruas possuem PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO e as casas possuem NÚMEROS. Depois de dois meses sofrendo pra me encontrar ns cidades do SEA, finalmente eu não preciso de um mapa na minha mão a todo momento.

Além das placas e dos números, a capital do Camboja parece ser bem mais verde do que as outras capitais da Indochina. E em uma região excessivamente quente como essa, isso é imprescindível. A cidade também parece ter uma pitada (bem pequena, mas tem) de planejamento com grandes boulevares e vias arteriais escoando o trânsito. Claro que o grande número de motocicletas e o baixo número de carros facilitam esse trabalho, mas quando ese quadro mudar, a cidade estará preparada.

Hoje eu preciso arrumar algum lugar para ver a corrida de Interlagos. Primeira vez em 15 anos que um brasileiro em chances de título e ainda mais no próprio país e eu estou aqui, refém da internet. Espero que chova bastante, o Rubinho ganhe, mande todos os críticos à m****, que o Hamilton fique em oitavo e que o Massa fique em segundo, seja campeão e faça como o Rubinho! :)

No comments: