Wednesday, December 17, 2008

Dia 38 - Mais uma capital

Vientiane me decepcionou. Apesar de ser uma cidade pequena e com pouco mais de 200 mil habitantes, ela tem os mesmos problemas de uma grande cidade, além do povo não ser muito simpático. Ela é suja, inclusive na parte que deveria ser um pouco mais conservada, que são as margens do Mekong. Até os restaurantes e bares que se instalam por lá são meio capengas e com níveis de higiene duvidosos. E ela é muito mais quente (se é que isso é possível) do que as outras cidades que visitei.

Como atrções turísticas, Vientiane tem uma quase re'plica do Arco do Triunfo, com uma Champs Eliseés prôpria. tendo visto isso, excluo Paris de uma futura viagem pela Europa! Um pouco distante do centro, fica o Pha That Luang, símbolo do Laos e que aparece em quase todas as notas de dinheiro. Apesar de bonito e imponente, ele carece de manutenção. Não sei se esse comentário foi feito porque ele realmente precisa de restauração ou porque eu não fui com a cara da cidade...

Perto do rio, à noite, uma das avenidas principais é tomada por travestis e me veio na cabeça na hora as ruas que cercam a portaria 1 da USP! Como o povo daqui é baixinho, mesmo com salto alto eles continuam menores que eu, uma pessoa com estatura mediana. Além disso, eles são, digamos mais diretos: quando passei por eles com a minha amiga, nada aconteceu, mas quando passei sozinho, além de falar coisas, eles (elas, sei lá!) ainda passam a mão!

Quero ir embora, mas ainda não sei pra onde. Preciso me decidir logo!

No comments: