Wednesday, December 17, 2008

Dia 17 - Paciência

Depois de quase vinte dias na Tailândia, algumas coisas começam a me incomodar um pouco. As cidades são barulhentas e movimentadas a ponto de eu não conseguir diferenciar o domingo de um dia qualquer da semana. Mesmo em São Paulo, os sábados e domingos costumam ser calmos e silenciosos em boa parte da cidade. Por aqui não. E esse clima diário de "volta-pra-casa-na-sexta-feira" não está mais me agradando. E não há um único lugar próximo o suficiente para relaxar e fugir de tudo isso. Aqui tem um "parque" que é menor do que a Praça da República.

Além disso, são incontáveis as vezes em que algum local se aproxima de mim com toda boa vontade do mundo, falando sobre futebol, que gosta do Brasil e tal, pra depois tentar me enganar. Sempre é o "Big plomotion day", "Big celemony" e "Big discount". Nem no primeiro dia de Bangkok eu acreditei nisso, como irei acreditar agora, vinte dias depois e bem mais calejado? Das duas uma: ou eu sou MUITO esperto e sempre percebo quando tentam me enganar, o que eu sei que não é verdade, ou eu não confio mais nas pessoas, o que, contraditoriamente também não é verdade.

Pelo menos eu tenho lidado com muito humor (e principalmente sarcasmo) essas situações:

Enganador: I take you to Umbrella Village for 100 baht. (absurdamente caro, já que os ônibus fazem essa trajetória por 6 baht)
Eu: I don't know...
Enganador: You go there today. Today is big celemony day!! Only today!
Eu: Oh, REALLY??? Oh, I must be the luckiest guy in Thailand! I'm SO VERY interested. Tell me more! (ah é, é?)
Enganador: Yeah, yeah! You go there today. I take you for 100 baht.
Eu: Hmmmm, but what is this big "celemony" all about? What if they don't admit foreigners there?
Enganador: You believe me. If you think I lie to you, it's ok. (faz cara de desaprovação e tenta me convencer apelando pro emocional)
Eu: I'd rather walk. Thanks, anyway.
Enganador: =(

Tem muito o que conhecer em Chiang Mai e eu tentarei ser mais paciente com isso. Por outro lado, é bem provável que na terça eu vá passar uns dois dias em Pai, uma cidade com menos de três mil habitantes distante umas quatro horas daqui. Imagino encontrar por lá um contraponto em relação à maioria das cidades que visitei.

No comments: